segunda-feira, 30 de junho de 2008

Vasco Granja.

Apaixonado desde miúdo pelo cinema, Vasco Granja esteve envolvido no movimento cineclubista dos anos cinquenta. A sua relação com os movimentos de oposição ao Estado Novo e ao Partido Comunista Português valeram-lhe duas prisões pela PIDE, mas nem por isso deixou de estar presente no primeiro festival mundial de Animação, em Annecy, França, nos anos 60. Ganhou então uma nova paixão, cujo ídolo maior era o canadiano Norman McLaren, que conheceu pessoalmente.

Em 1974 inaugurou um novo programa na televisão, "Cinema de Animação", que duraria 16 anos. Foram mais de mil programas em que mostrou de tudo um pouco, desde a animação norte-americana, canadiana e europeia até aos países de Leste. Logo em 1975 concebeu um curso de Cinema de Animação, do qual germinaria a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.

Entusiasta do Cinanima, defende o estatuto próprio da animação, já que, como escreveu o próprio, esta tem "uma linguagem autónoma, que nada ou quase nada tem a ver com a técnica e a estética do cinema, excepto no que se refere ao suporte material". Sem nunca deixar-se influenciar pelo ambiente político, sobreviveu às constantes mudanças de administrações da RTP, e influenciou toda uma nova geração de criadores de animação portugueses.

ENTREVISTA:

http://www.amordeperdicao.pt/especiais_solo.asp?artigoid=119

sábado, 21 de junho de 2008

Viriato,o Grande Português.


Este que vês, pastor já foi de gado

Viriato sabemos que se chama

Destro na lança mais que no cajado

Injuriada tem de Roma a fama,

Vencedor invencibil, afamado

Não tem co'ele, nem ter puderam

O primor que com Pirro já tiveram.

Os Lusíadas, VIII, 6



http://pt.wikipedia.org/wiki/Viriato

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Mark Twain

Mark Twain
Pseudónimo de Samuel Langhorne Clemens, escritor norte-americano nascido em 1835, na Florida. Quando tinha 4 anos a família mudou-se para Hannibal, na margem do Rio Mississípi. O pai de Twain morreu em 1847 e ele tornou-se aprendiz de impressor (1847-55). Entre 1853-54 viajou pelos diversos estados, trabalhando como impressor. Após uma breve viagem ao Brasil, tornou-se piloto fluvial no Mississípi (1857-61). Nessa época adoptou o pseudónimo de Mark Twain, que na linguagem de verificação da profundidade dos rios significa "duas marcas" na sonda.
Foi jornalista e conquistou a atenção do público com o conto
The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County, publicado em 1865 num jornal e depois editado em livro com outros ensaios (1867). Em 1867 Twain visitou a França, a Itália e a Palestina, recolhendo material para o seu livro The Innocents Abroad (1869), que estabeleceu a sua reputação de humorista. Twain casou em 1870 e fixou-se em Hartford, Connecticut. Dois anos depois publicou Roughing It, e em 1873 The Gilded Age. Em 1876 foi publicada a primeira das suas grandes obras, The Adventures of Tom Sawyer, romance baseado nas experiências da adolescência do autor no Rio Mississípi. No seu livro seguinte, A Tramp Abroad(1880) o autor revisitou a Europa, regressando ao seu território com Life on the Mississippi. A obra-prima da carreira literária de Twain, The Adventures of Huckleberry Finn, foi publicada em 1884. O livro, que à semelhança de Tom Sawyer parecia um livro para jovens, constituía na realidade uma fábula da América urbana e industrial que na época de Twain ameaçava o sonho de liberdade junto da natureza. Huck representava muitas das aspirações da sociedade americana, com as quais o público facilmente se identificou. O romance estabeleceu definitivamente Twain como um dos grandes humoristas da literatura mundial. Entretanto foram publicadas outras obras do autor: A Connecticut Yankee in King Arthur's Court (1889), The Tragedy of Pudd'nhead Wilson (1894) e Personal Recollections of Joan of Arc (1896). A década de 1890 foi marcada por dificuldades financeiras e nos últimos anos de vida o gosto de Twain pela caricatura burlesca deu lugar a um pessimismo satírico. A dimensão irónica do mundo e em particular do sonho americano revelaram a nova paisagem americana em toda a sua materialidade.
Twain morreu em Abril de 1910. A sensibilidade do escritor, dividida na transição da América para a era industrial, influenciou particularmente William Dean Howells, amigo próximo de Twain.

www.webboom.pt

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Nova casa Para o lince Ibérico

Hoje começa a nascer a casa do Lince Ibérico

O ministro do Ambiente preside esta tarde (6 de Junho) ao lançamento da primeira pedra do futuro Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico, na Herdade das Santinhas, concelho de Silves. Trata-se de um projecto comum com Espanha. Os dois países querem repovoar a península com esta espécie ameaçada pelo Homem. Estima-se que existam hoje pouco mais 100 animais. Os primeiros linces a habitar o centro de Silves, deverão vir de Doñana, na Andaluzia. O projecto do centro em Silves é desenvolvido pela empresa Águas do Algarve, com o apoio do Comité de Cria em Cativeiro do Lince Ibérico, e faz parte do programa de medidas de minimização e de compensação ambiental pela construção da Barragem de Odelouca.

O centro deverá estar pronto em 2009.

Fonte Região sul


Ver mais info. no post de Quarta-feira, 18 de Abril de 2007 em:

http://caminheiros98faro.blogspot.com/2007/04/lince-ibrico.html

terça-feira, 3 de junho de 2008

Humberto Delgado o General sem Medo


Humberto Delgado 1958

Humberto da Silva Delgado nasceu em 1906 em Torres Novas. A sua educação passou pela frequência do Colégio Militar, tendo terminado os seus estudos em 1922.
Participou activamente no movimento militar de 28 de Maio de 1926, que conduziu mais tarde ao Estado Novo. Anos depois rompeu relações com o regime de Salazar, apresentando-se em 1958 como candidato à Presidência da República, tendo como opositor Américo Thomaz. Após uma campanha eleitoral activa, onde conquistou o apoio popular, acabou por ser derrotado, apesar de tanto ele como a oposição em geral nunca terem aceite os resultados.
O "General Sem Medo", como ficou celebrizado, teve de se exilar (primeiro no Brasil, depois na Argélia), nunca tendo no entanto deixado de dirigir acções contra o regime.
Foi assassinado a tiro em 1965, perto de Badajoz, por um membro da PIDE chamado, António Rosa Casaco que chefiou a brigada que assassinou o General sem medo.
Apesar de o regime nunca ter assumido oficialmente as responsabilidades, a sua luta não foi em vão: a opinião pública que o apoiava tornou-se num grave problema para a política de Salazar.

Em 1958 depois de ter anunciado a sua candidatura as eleições presidenciais altura numa entrevista ao jornal France Press surge uma pergunta.

"Qual a sua atitude para com o Sr. Presidente do Conselho se for eleito?"

E a resposta, imediata, enérgica, sem uma hesitação, sem um tremor:

"Obviamente, demito-o".


Sítios importantes para conhecer melhor a vida de Humberto Delgado:
www.vidaslusofonas.pt
www.humbertodelgado.pt
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1264618&idCanal=

Expo Zaragoza 2008



A Exposição Internacional Expo Zaragoza 2008

A Exposição Internacional de Saragoça decorre entre os dias 14 de Junho e 14 de Setembro de 2008, num recinto de 25 hectares localizado a Oeste da cidade de Saragoça, ao longo das margens do rio Ebro, subordinada ao tema "Água e Desenvolvimento Sustentável".

Neste local a Organização da Exposição reúne 100 países participantes, para além de diversas organizações não governamentais, instituições nacionais, internacionais e empresas diversas. A presença destes participantes, acrescida da programação cultural e científica, bem como da animação prevista, atrairá, segundo as estimativas apresentadas, mais de seis milhões de visitas ao longo das 13 semanas do Evento.

O tema central da Expo Zaragoza 2008, a água como elemento imprescindível para a vida, tem como objectivo e finalidade um dos maiores desafios do século XXI: a participação activa do homem no compromisso ético da sustentabilidade.

O uso sustentável da água é um dos maiores desafios globais da humanidade. Um desafio que nos obriga a reconsiderar a nossa relação com o meio e a elaborar novas estratégias no uso dos recursos, que evitem o seu esgotamento e a degradação dos sistemas ambientais que mantêm a vida no Planeta.

O tema central divide-se, por sua vez em quatro sub-temas:

Água, recurso único
Água para a Vida
Paisagens da Água
Água, elemento de ligação entre povos

www.expo2008-portugal.com