quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Jorge Álvares: o primeiro Marinheiro Português em Terras Chinesas.

Macau


Jorge Álvares foi, em 1513, o primeiro português a viajar por mar até à China. Jorge de Albuquerque, capitão-mor de Malaca e sobrinho do conquistador da cidade, fez de Álvares o seu enviado à China, na qualidade de escrivão e consequente guardião dos interesses oficiais, embarcado num junco adquirido na região.

Saber muito mais no site da marinha, onde se pode encontrar um artigo de grande valor editado na "Revista da Armada" e assinado por F. David e Silva.
http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_jul2007/pag_19.html

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ian Fleming, o verdeiro James 007.

Por trás de James Bond, o famoso agente 007 com licença para matar, existe um escritor (autor) com uma história igualmente interessante para contar (claro que não deve ser é tão emocionante...).

Ian Fleming nasceu em Londres, em 1908, e pertencia à elite da classe alta inglesa, onde ter muito dinheiro não chega para abrir portas, apesar da sua família ser riquíssima.

à sombra da sua glória. Por outro lado, os feitos do irmão na escola eram tão Como alternativa, levou uma vida despreocupada (bom, qualquer um faria o mesmo, certo?), sem nunca pensar que um dia viria a escrever, criando um dos heróis mais famosos de sempre.

Com 25 anos (em 1933), tem o seu primeiro contacto com o mundo do trabalho. É contratado como correspondente da agência Reuters (uma agência de notícias alemã), em Moscovo.

Diz a lenda que nessa época foi-lhe também dado o papel de observar os movimentos dos comunistas. Sendo verdade ou não, o certo é que o seu nome ficou registado como colaborador "dos bons".

Em 1939 é destacado pelos Serviços Secretos Ingleses para ajudar no esforço de Guerra (a Segunda Mundial, para os mais distraídos) - é aqui que a vida do criador se mistura com a da personagem.

Nos seus criativos e elegantes relatórios das missões começam a aparecer os primeiros sinais do seu talento como escritor. Todos os colegas elogiam as suas piadas e admiram as suas ideias originais e brilhantes na criação de manobras em operações ultra-secretas.

Em 1952 casa com lady Anne Rothermere e a sua vida de bon vivant (pessoa que só Assim, é também nessa altura que Fleming escreve o esboço do seu primeiro romance de 007, "Casino Royale".
Uma curiosidade: o romance foi escrito na sua casa na Jamaica que se chama Com o lançamento do livro, em 1953, o sucesso foi enorme. O êxito fez com que o autor fosse escrevendo sem parar outros livros sobre James Bond ao longo de 12 anos.

Todos os "007" foram best-sellers (livros que vendem muito). No fim, deixou catorze livros dedicados à sua personagem favorita, treze romances e uma colecção de contos.

Fleming morreu cedo, aos 58 anos (em 1964), vítima de um ataque cardíaco.

Bond, por seu turno, resistiu à sua morte. Resistiu também às mudanças de actores, às mentalidades das novas gerações, à concorrência de outros heróis de acção, ao Apesar de todas as críticas, Bond continua... e com força!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ian_Fleming