domingo, 28 de dezembro de 2008

TARRAFAL “CAMPO DA MORTE LENTA”

A mais brutal expressão da violência repressiva da ditadura, nesta época, foi a abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, a milhares de quilómetros de Portugal.
A Colonia do Tarrafal, foi criada pelo Governo Portugues do Estado Novo ao abrigo do Decreto- Lei nº26539, de 23 de Abril de 1936.
O campo do Tarrafal, foi inspirado nos campos de concentração nazis, que Hitler nessa altura começava a montar na Alemanha e depois estendeu, como campos de extermínio, por todos os países ocupados pelo exército nazi.
No Tarrafal não havia câmaras de gás, como nos campos de concentração nazis, mas os presos eram submetidos a um regime de morte lenta - por isso ficou conhecido como o «Campo da Morte Lenta».
Os maus tratos e a má alimentação, as doenças sem tratamento e o clima, numa das mais insalubres regiões de Cabo Verde, mataram 32 dos portugueses que para lá foram deportados. Nas primeiras levas de prisioneiros enviados para o Tarrafal encontravam-se muitos comunistas, mas também outros antifascistas, sindicalistas e anarquistas.


http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6685&Itemid=245

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Papa repreende homossexuais

Papa repreende homossexuais

O papa Bento XVI disse ontem que "salvar" a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas do desmatamento. Para o papa, a Igreja "também deve proteger o homem da destruição de si mesmo. Um tipo de ecologia humana é necessária". Segundo Bento XVI, é preciso "escutar" a linguagem da criação, "cujo desrespeito seria a destruição do homem e, portanto, a destruição da obra de Deus". Com a figura do transexual, o homem pretende "autoemancipar-se da criação do Criador", disse o papa.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Restauração da Independência 1 Dezembro 1940

1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência

No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III.
A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.
Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.
Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.

A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".

VIVA PORTUGALLLLLLLLLL..............