terça-feira, 23 de março de 2010

Pedro Hispano " 2º Papa Português"


O Papa João XXI foi português e chamava-se antes Pedro Julião. Ignora-se a data exacta do seu nascimento em Lisboa, mas deve ter ocorrido entre 1210 e 1220. Era filho de Julião, supondo-se que o apelido do pai fosse Rebello. Foi ainda jovem estudar para França, para Paris ou Montpellier. Regressado à Pátria, desempenhou sucessivamente os cargos de Deão da Catedral de Lisboa, Tesoureiro Mor do Porto, Arcediago de Vermoim, Prior Mor da Colegiada de Guimarães. De 1245 a 1250 dizia-se que foi professor de Medicina na Univerdade de Siena. Foi depois eleito pelo Cabido de Braga arcebispo desta Diocese, ao mesmo tempo que partia como representante da Igreja Portuguesa ao Concílio Lugdunense, convocado por Gregório X em 27 de Março de 1272. Este Papa fê-lo Cardeal e deu-lhe a Mitra Tusculana, no ano de 1273. Foi escolhido para Papa em 13 de Setembro de 1276 e veio a falecer em 19 de Maio de 1277. Está sepultado na Catedral de Viterbo. O Papa João XXI era certamente um homem culto. Mas o facto de ser português, levou a que, a partir do sec. XVI, o passassem a chamar Pedro Hispano de que resultaram inúmeras confusões. Naquela altura, Hispania identificava-se com a Península Ibérica, o que significa que todos Pedros nela nascidos eram “Petrus Hispanus” (quase todos os livros eram então escritos em latim). Pouco a pouco foi-lhe sendo atribuída a autoria de todos os livros assinados por um Pedro Hispano, o que representava muitas dezenas de livros das mais variadas disciplinas: filosofia, lógica, medicina, psicologia, etc.

MEIRINHOS, J.F., GIOVANNI XXI, in Enciclopedia dei Papi, Roma : Istituto della Enciclopedia Italiana, 2000, 3 vols., 2.º vol., págs. 427-437, Tradução de Vittoria lo Faro.

1º Papa São Dâmaso, em breve.

quinta-feira, 11 de março de 2010

João Garcia à conquista do Mundo.

Numa fantástica demonstração de coragem e perseverança, João Garcia tenta o seu objectivo de escalar as 14 mais altas montanhas do mundo, sendo este o feito o mais notável no Alpinismo Português.


EXPEDIÇÃO ANNAPURNA (8.091M)
VER EM: www.joaogarcia.com

terça-feira, 2 de março de 2010

Sir Arthur Conan Doyle o criador de Sherlock Holmes.

Conan Doyle,

nasceu em Edimburgo em 1859 e estudou medicina na Universidade de Edimburgo.

Foi ali que conheceu o
Dr. Joseph Bell,
um dos seus professores, que baseava os seus diagnósticos na observação, lógica e dedução.
Foi ele o modelo para Sherlock Holmes.

Em 1887, e já como médico praticante, Doyle publicou "Um Estudo em Vermelho". Seria a primeira de 60 aventuras de Sherlock Holmes.

Após uma longa permanência em Devon em 1900, Conan Doyle escreveu a novela "

O Cão dos Barkervilles", fortemente influenciada por uma lenda local acerca de um condenado fugido as autoridades e um cão enorme.

Doyle continuou a escrever sobre Holmes e os seus casos misteriosos durante muito mais tempo e sempre coroado de grande sucesso.

Sir Arthur Conan Doyle more em Crowborough a 7 de Julho de 1930 depois de ter criado a personagem mais fantástica do mundo fantástico da investigação e suspence.

Pedro Carrega