terça-feira, 29 de março de 2011

Conde Essex, um dos maiores inimigos de Faro.

Conde Essex em 1596 saqueou e incendiou as muralhas de Faro, sendo o principal alvo de ataque a Sé catedral, que depois disso teve se levar uma longa restauração geral levada a cabo por D.Filipe I.




BIOGRAFIA DO PIRATA:

Robert Devereux, 2 º Conde de Essex, filho de Walter Devereux , o primeiro Devereux, conde [e Knollys Lettice ], nasceu em Netherwood, Herefordshire, a 19 de novembro de 1566. Ele entrou na Universidade de Cambridge e graduou-se em 1581. Em 1585 acompanhou seu padrasto, o conde de Leicester , em uma expedição para a Holanda, e muito se distinguiu na batalha de Zutphen. Ele já tomou o seu lugar na corte, onde um jovem tão bonito logo encontrou favor com a rainha Elizabeth , e em conseqüência foi ruim em termos de Raleigh . Em 1587 ele foi nomeado comandante do cavalo, e no ano seguinte foi nomeado general do cavalo e cavaleiro instalada da Jarreteira. Com a morte de Leicester ele o sucedeu como chefe favorito da rainha, uma posição que deterioradas sua posterior vida inteira e, finalmente, resultou em sua ruína.

Enquanto Elizabeth estava se aproximando da idade adulta de sessenta, Essex foi pouco 21. Embora conscientes das vantagens de seu cargo, e de certa forma vão de Queen's o favor, sua presença constante em sua na corte era penoso para ele além de toda resistência; 2 e quando ele não podia fazer a sua fuga para as cenas de aventura no estrangeiro após o qual ele desejava, ele variou a monotonia de sua vida na corte por intrigas com as damas de honra. Ele lutou um duelo com Sir Charles Blount, um rival favorito da rainha, em que o conde estava desarmado e ligeiramente ferido na coxa.

Em 1589, sem o consentimento da rainha, ele se juntou à expedição de Drake e Sir John Norris contra a Espanha, mas em junho ele foi obrigado a obedecer a uma carta proibindo-lo em seu "perigo extremo" para voltar imediatamente. Em 1590 Essex casou com a viúva de Sir Philip Sidney , mas com receio da rainha da raiva que ele manteve o segredo do casamento o maior tempo possível. Quando era necessário confessar isso, sua raiva no início não tinha limites, mas como o conde fez "usá-lo com bom humor", e "para a melhor satisfação de Sua Majestade estava satisfeito que a minha senhora deve viver aposentado em casa de sua mãe", Ele logo passou a ser "a favor muito bom." Em 1591 ele foi nomeado para o comando de uma força auxiliar para um ex-enviado para ajudar Henry IV. da França contra os espanhóis, mas depois de uma campanha infrutífera ele foi finalmente lembrou do comando em janeiro de 1592. Durante alguns anos depois que a maioria esta do seu tempo foi gasto em tribunal, onde ocupou uma posição de influência sem precedentes, tanto em razão do benefício da rainha e da sua popularidade pessoal.


Em 1596 ele foi, depois de um grande número de "mudanças de humor" na rainha parte, nomeado junto com Lord Howard de Effingham , Raleigh e Thomas Lord Howard , ao comando de uma expedição, que foi sucesso em derrotar a frota espanhola, capturando Cadiz e pilhagens, e destruindo 53 navios mercantes. Parece ter sido logo após esta façanha que o início de uma mudança de sentimentos da rainha para com ele veio à existência. Em seu retorno, ela brincou com ele que não tinha seguido os seus sucessos, e que ela professava grande prazer em vê-lo novamente em segurança, e foi finalmente convencido de que a interrupção abrupta da expedição era contrária ao seus conselhos e advertências, ela proibiu-o para publicar qualquer coisa para justificar sua conduta. Ela, sem dúvida, foi ofendido em sua crescente tendência para afirmar a sua independência, e com ciúmes de sua crescente popularidade com o povo, mas também é provável que a sua estranha paixão em relação ao seu próprio charme, grande como era, quase a impedia de se suspeitar, quer que a sua penhora professos tinha sido um pouco ao longo de toda misturada com considerações de interesse pessoal, ou que pelo menos agora estava começando a esfriar. Francis Bacon , na época seu amigo íntimo, a maioria procurou evitar a ruptura ameaçada por escrever-lhe uma longa carta de conselho e, apesar de perseverança em um longo curso de ação simulada foi de Essex impossível, ele por algum tempo participou bem de perto as dicas de seu mentor, para que a rainha usou-o mais graciosamente. "

Em 1597 ele foi nomeado comandante da artilharia, e no ano seguinte obteve o comando de uma expedição contra a Espanha, conhecido como o Voyage ou ilhas dos Açores. Ele ganhou alguns êxitos insignificantes, mas como a frota Plate escapou-lhe que ele falhou a sua finalidade principal, e quando, no seu regresso a rainha encontrei com as censuras de costume, ele se retirou para sua casa em Wanstead. Este não era o que Elizabeth desejado, e embora ela atribuídas Lord Howard de Effingham o condado de Nottingham para serviços em Cádiz, o principal mérito do que foi justamente reivindicado por Essex, no final ela realizada até o último ramo de oliveira a paz, e dignou-se a aliviar sua honra ferida por criá-lo marechal conde de Inglaterra. Isso, no entanto, os sentimentos irritados nem de Essex, nem da rainha foram completamente curadas se manifestou logo depois de uma forma que defina propriedade completamente em rebeldia. Em uma discussão sobre a nomeação de um vice-senhor da Irlanda, Essex, em virtude de algumas palavras de insultos Elizabeth, virou as costas para ela com um gesto indicativo, não só de raiva, mas de desprezo, e quando ela, incapaz de controlar sua indignação , lhe deu um tapa no rosto, ele deixou sua tomada de posse de presença que tal insulto que ele não teria resistido até mesmo de Henrique VIII .


Em 1599, enquanto Ulster estava em rebelião no âmbito do conde de Tyrone, o cargo de tenente-general e governador da Irlanda foi conferido Essex, e uma grande força de colocar em seu comando. Sua campanha foi um fracassado, e agindo de várias maneiras, em oposição às ordens da rainha e do Conselho, concordando com Tyrone em uma trégua, em setembro, e de repente deixando o posto de dever com o objetivo de defender-se em privado antes da rainha, ele deitou-se a acusações mais graves do que a mera incompetência. Para esses delitos, ele foi trazido em junho de 1600 antes de um tribunal especialmente constituído, privados de todos os seus altos cargos, e condenada a viver um prisioneiro em sua própria casa durante o recreio da rainha. Principalmente através da intercessão de Bacon sua liberdade pouco depois foi restaurado para ele, mas ele foi condenado a não voltar ao tribunal.

Por algum tempo ele esperava uma melhora na sua perspectiva, mas quando ele foi recusada a renovação da sua patente para os vinhos doces, a esperança foi sucedido por desespero, e meio enlouquecido pela vaidade ferida, ele fez uma tentativa (7 de fevereiro de 1601) incitar uma revolução em seu nome, desfilando pelas ruas de Londres com 300 retentores, e gritando: "Para a rainha! um lote é colocado para a minha vida!" Estes processos despertado, no entanto, praticamente nenhum sentimento que não leve perplexidade e admiração, e que a esperança de encontrar ajuda dos cidadãos foi em vão, ele retornou ao Essex House, onde depois de se defender por um curto período, ele se rendeu. Depois de um julgamento - em que Bacon, que processou, fez um discurso contra o seu amigo e benfeitor de outrora, a amargura de que era absolutamente desnecessário para assegurar uma condenação que implique pelo menos castigo muito severo - ele foi condenado à morte, e apesar de muitas alterações na humor de Elizabeth, a sentença foi realizada no 25 de fevereiro de 1601.

Essex foi em pessoa alta e bem proporcionada, com um semblante que, embora não seja estritamente bonito, possuía, em razão da sua expressão em negrito, alegre e amável, um maravilhoso poder de fascinação. Ele foi um patrono da literatura, e ele próprio um poeta. Seu carro não era muito graciosa, mas suas maneiras são disse ter sido "cortês, grave e extremamente bela." Ele foi corajoso, cavalheiro, impulsivo, às vezes arrogante com seus pares, mas generoso com todos os seus dependentes e incapazes de malícia segredo, e essas virtudes, que eram inatas, e que permaneceu com ele até o fim, deve ser considerada como algo contrabalançar, em nossa avaliação dele, as loucuras e vícios criado por tentações que foram excepcionalmente fortes.

Ver mais dados curiosos sobre o Conde Essex em: http://maritimo.blogspot.com/2009_02_01_archive.html