segunda-feira, 6 de agosto de 2007

George Wells

A Máquina do Tempo (The Time Machine), 1896
A Guerra dos Mundos (The War of the Worlds), 1898

Herbert George Wells


Nasceu, no dia 21 de setembro de 1866, em Bromley, na Inglaterra. Wells recebeu uma bolsa de estudos para a Escola Normal de Ciência em Londres. Período em que se tornou amigo do famoso biólogo Thomas H. Huxley. Depois da escola, trabalhou como contador antes de se tornar escritor.
Em 1895, Wells publicou seu clássico romance A Máquina de Tempo, sobre um homem que viajava ao futuro. O livro foi um sucesso, em seguida publicou A Ilha de Dr. Moreau (1895), O Homem Invisível (1897), e talvez a sua mais popular novela: A Guerra dos Mundos (1898). A partir de então, ganhou reputação como um pioneiro da ficção científica.
Wells publicou também vários romances cômicos socialmente conscientes que ganharam popularidade especialmente Kipps (1905) e A História de Mr Polly (1910).
Interessado sobre o destino da humanidade, Wells uniu-se a Fabian Society, mas a deixou depois de uma disputa com George Bernard Shaw, outro sócio proeminente. As opiniões socio-políticas controversas de Wells serviram como a base para vários trabalhos que lidavam com o papel da ciência em sociedade e a necessidade por uma paz mundial, sendo desse período: O Esboço de História (1920) e O Trabalho, Riqueza e Felicidade Humana (1932).
Wells ficou conhecido em todo mundo através de uma série de obras que recordavam por vezes a fantasia científica do francês Júlio Verne. As histórias de Wells desafiavam as convicções dos leitores, muitos acreditavam que o mundo se tornaria como o escritor o criava.
Por causa da crítica desfavorável à sua obra comercial, Wells tentou evoluir para um gênero mais dogmático, mas não alcançou tanto sucesso. Suas obras podem classificar-se em novelas puramente literárias, ensaios, novelas de antecipação científica, novelas sociais e obras de divulgação histórica, política e científica.
Em 1904, publicou Guerra Aérea, onde antecipou os efeitos dos bombardeios, que foram realidade da Segunda Guerra Mundial. Wells morreu em 1946.

Obras

The Time Machine (1895 )
The Time Machine, and Other Stories (1896)
The Stolen Bacillus and Other Incidents
The Wonderful Visit
The Island of Dr. Moreau (1896)
The Invisible Man (1897)
The Plattner Story and Others
Thirty Strange Stories
The War of the Worlds
(1898)
Tales of Space and Time When the Sleeper Wakes
The First Men in the Moon (1901)
The Sea Lady
Twelve Stories and a Dream
Anticipations
The Food of the Gods
A Modern Utopia (1905l)
Kipps (1905)
The History of Mr Polly
The New Machiavelli
In the Days of the Comet (1906)
The Country of the Blind and Other Stories
New Worlds for Old (1908)
The Door in the Wall and Other Stories
Tono-Bungay (1909)
Ann Veronica (1909)
The World Set Free (1914)
The Undying Fire
Tales of the Unexpected
Tales of Life and Adventure
Tales of Wonder
Men Like Gods (1923)
The Dream (1924)
Christina Alberta's Father (1925)
The Empire of the Ants and Other Stories
The War in the Air
The Famous Short Stories of H.G.Wells

Sem comentários: