domingo, 28 de dezembro de 2008

TARRAFAL “CAMPO DA MORTE LENTA”

A mais brutal expressão da violência repressiva da ditadura, nesta época, foi a abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, a milhares de quilómetros de Portugal.
A Colonia do Tarrafal, foi criada pelo Governo Portugues do Estado Novo ao abrigo do Decreto- Lei nº26539, de 23 de Abril de 1936.
O campo do Tarrafal, foi inspirado nos campos de concentração nazis, que Hitler nessa altura começava a montar na Alemanha e depois estendeu, como campos de extermínio, por todos os países ocupados pelo exército nazi.
No Tarrafal não havia câmaras de gás, como nos campos de concentração nazis, mas os presos eram submetidos a um regime de morte lenta - por isso ficou conhecido como o «Campo da Morte Lenta».
Os maus tratos e a má alimentação, as doenças sem tratamento e o clima, numa das mais insalubres regiões de Cabo Verde, mataram 32 dos portugueses que para lá foram deportados. Nas primeiras levas de prisioneiros enviados para o Tarrafal encontravam-se muitos comunistas, mas também outros antifascistas, sindicalistas e anarquistas.


http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6685&Itemid=245

Sem comentários: