terça-feira, 3 de junho de 2008

Humberto Delgado o General sem Medo


Humberto Delgado 1958

Humberto da Silva Delgado nasceu em 1906 em Torres Novas. A sua educação passou pela frequência do Colégio Militar, tendo terminado os seus estudos em 1922.
Participou activamente no movimento militar de 28 de Maio de 1926, que conduziu mais tarde ao Estado Novo. Anos depois rompeu relações com o regime de Salazar, apresentando-se em 1958 como candidato à Presidência da República, tendo como opositor Américo Thomaz. Após uma campanha eleitoral activa, onde conquistou o apoio popular, acabou por ser derrotado, apesar de tanto ele como a oposição em geral nunca terem aceite os resultados.
O "General Sem Medo", como ficou celebrizado, teve de se exilar (primeiro no Brasil, depois na Argélia), nunca tendo no entanto deixado de dirigir acções contra o regime.
Foi assassinado a tiro em 1965, perto de Badajoz, por um membro da PIDE chamado, António Rosa Casaco que chefiou a brigada que assassinou o General sem medo.
Apesar de o regime nunca ter assumido oficialmente as responsabilidades, a sua luta não foi em vão: a opinião pública que o apoiava tornou-se num grave problema para a política de Salazar.

Em 1958 depois de ter anunciado a sua candidatura as eleições presidenciais altura numa entrevista ao jornal France Press surge uma pergunta.

"Qual a sua atitude para com o Sr. Presidente do Conselho se for eleito?"

E a resposta, imediata, enérgica, sem uma hesitação, sem um tremor:

"Obviamente, demito-o".


Sítios importantes para conhecer melhor a vida de Humberto Delgado:
www.vidaslusofonas.pt
www.humbertodelgado.pt
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1264618&idCanal=

Sem comentários: