segunda-feira, 21 de julho de 2008

José Bento Ferreira de Almeida

Monumento a Ferreira de Almeida inaugurado na então avenida de D.Amelia, hoje Avenida da República em 3-08-1910.

José Bento Ferreira de Almeida oficial da Armada, politico e estadista, filho do Dr. Manuel Joaquim de Almeida, natural de Aveiro foi presidente da Câmara Municipal de Faro, Governador Civil, do Distrito de Faro, Deputado do Algarve em várias legislaturas e faleceu a 19-06-1889 e de Maria Clementina Ortigão Ferreira de Almeida, natural de Faro, nasceu nesta cidade a 7-05-1847, e faleceu em Livorno (Itália) onde se encontrava assistindo à construção do cruzador « Vasco da Gama », a 4-09-1902.

Seguiu a carreira da Armada, em que assentou praça a 20-05-1897. Promovido a guarda marinha em 1869, nela chegou ao posto de Capitão de Mar e Guerra que tinha quando Faleceu e a que fora promovido em 28-03-1901. Oficial distinto, foi Governador de Mossâmedes de 1878 a 1880 e desempenhou outras importantes comissões de serviço.

Eleito Deputado pelo circulo de Faro - Loulé em 1884, foi depois sucessivamente reeleito em todas as legislaturas, ate em que em 1901, foi feito Par do Reino. A sua carreira Parlamentar ficou assinalada pela enérgica intervenção que teve em vários debates e, valente e dotado de génio bastante impulsivo, suscitou conflitos e duelos e chegou mesmo a agredir em plena câmara o então ministro da marinha Henrique de Macedo, facto que levantou grande celeuma e que lhe valeu ser julgado na Câmara alta e condenado a quatro meses de prisão. Não menor celeuma levantou em vários sectores da vida pública a proposta que, em 10-05-1891, apresentou em cortes para a venda de Moçambique.

Em 1895, José Bento Ferreira d´Almeida foi, por sua vez, Ministro da Marinha, num governo presidido por Hintze Ribeiro, que fora politicamente o seu grande defensor no conflito anteriormente suscitado, e levou a efeito medidas reputadas de grande interesse. Promoveu a reorganização da Armada, aboliu os castigos corporais ainda nela existentes, fundou a Escola de Alunos Marinheiros do Sul, com sede em Faro, que veio até aos seus dias. Teve carta de Conselho, dedicou-se a importantes estudos sobre pescarias e foi também um dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa. Nela realizou várias conferências e foi membro da Comissão de Exploração Africana.

Por iniciativa de numerosos amigos e admiradores que tinha na terra natal nela lhe foi inaugurado um monumento, mediante projecto do pintor Austríaco Adolfo Hausmann, então Professor de desenho na Escola Industrial de Faro. Em Faro foi também dado o seu nome à praça em que se encontra a casa em que nasceu.

José Bento Ferreira de Almeida deixou vários trabalhos publicados:

Portugal e os seus Domínios Ultramarinos, Pescarias na Costa Algarvia entre outros livros também escreveu vários discursos de estado, e de opinião.

Pesquisa efectuada por Pedro Carrega:

FRANCO, Mario Lyster, 1982, Algarviana Vol I A-B, Edição da Câmara Municipal de Faro, Impressão Tipografia União Faro (1982).


Sem comentários: