sexta-feira, 17 de abril de 2009

KHMER ANGKOR

No meio das extensas e densas florestas do Cambodja sobrevivem os sinais de uma antiga e grandiosa civilização: eram um povo chamado Khmer.
Hoje em dia, milhões de turistas visitam os templos de Angkor em busca de um tanto que restou da atmosfera majestosa da daquela cidade fabulosa. Embora a maioria dos visitantes tenha o interesse voltado para os templos grandiosos da cidade, um intrigante monte de lendas, não raro passa desapercebido; estórias cuja expressão silenciosa mantém-se na discrição das figuras entalhadas que adornam as construções.

São relevos que falam do quotidiano daqueles tempos remotos além de registos de conquistas militares e existem alguns que são intrigantes: criaturas exóticas que, são classificadas como "mitológicas".

Mas será que todos os fantásticos animais que habitam as paredes de Angkor são apenas mitos? Ou seriam representações de criaturas que realmente existiram?A cultura floresceu no Cambodja há mais de dois mil anos. A princípio, o contacto com tradições indianas exerceu enorme influência no desenvolvimento da sociedade e dos conhecimentos, das técnicas agrícolas à matemática, sobretudo nas regiões costeiras do Cambodja. Muitas das crenças religiosas locais, incluindo a devoção a Vishnu e Shiva, têm origem no hiduísmo.


Freeman, Richard. "In the Coils of the Naga," Fortean Times, February 20032)
Harold Stephens. Return to Adventure Southeast Asia (Wolfenden, 2000)

Sem comentários: