A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que fez a ligação Lisboa - Rio de Janeiro, levada a cabo por Sacadura Cabral e por Gago Coutinho, constitui um dos grandes marcos impulsionadores da aviação em Portugal.
A ideia da travessia surgiu através do espírito de aviador de Sacadura depois da visita de Epitácio Pessoa, presidente eleito no Brasil, a Portugal. Sacadura iniciou assim a delineação do seu objectivo, ao qual só posteriormente se veio aliar Gago Coutinho, aliciado pelo estudo que este impunha sobre a conversão à aeronavegação de processo e instrumentos de navegação marítima.
A viagem tinha dois objectivos : um era o lado patriótico e diplomático que entre Portugal e o Brasil;outro objectivo e o principal era a viagem,a tentativa de provar que a navegação aérea seria susceptível da mesma precisão que a navegação marítima. Neste contexto, revelam-se importantíssimos os instrumentos utilizados na travessia, como o caso do Sextante Português, que se demarcou como exemplo da superioridade dos métodos de precisão de cálculo portugueses.
Estando terminados os principais preparativos para a realização da viagem, no dia 30 de Março de 1922, o hidroavião parte de Lisboa.
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