sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Primeira travessia aérea do Atlântico Sul













A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que fez a ligação Lisboa - Rio de Janeiro, levada a cabo por Sacadura Cabral e por Gago Coutinho, constitui um dos grandes marcos impulsionadores da aviação em Portugal.

A ideia da travessia surgiu através do espírito de aviador de Sacadura depois da visita de Epitácio Pessoa, presidente eleito no Brasil, a Portugal. Sacadura iniciou assim a delineação do seu objectivo, ao qual só posteriormente se veio aliar Gago Coutinho, aliciado pelo estudo que este impunha sobre a conversão à aeronavegação de processo e instrumentos de navegação marítima.

A viagem tinha dois objectivos : um era o lado patriótico e diplomático que entre Portugal e o Brasil;outro objectivo e o principal era a viagem,a tentativa de provar que a navegação aérea seria susceptível da mesma precisão que a navegação marítima. Neste contexto, revelam-se importantíssimos os instrumentos utilizados na travessia, como o caso do Sextante Português, que se demarcou como exemplo da superioridade dos métodos de precisão de cálculo portugueses.

Estando terminados os principais preparativos para a realização da viagem, no dia 30 de Março de 1922, o hidroavião parte de Lisboa.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Pioneiro da Banda Desenhada em Portugal "Raphael Bordallo Pinheiro"


Raphael Augusto Bordallo Prestes Pinheiro
nasceu a 21 de Março de 1846 no nº 47 da Rua da Fé, em Lisboa. Apaixonado pelo lado boémio da vida lisboeta e avesso a qualquer disciplina, matriculou-se sucessivamente na Academia de Belas-Artes (desenho de arquitectura civil, desenho antigo e modelo vivo), no Curso Superior de Letras e na Escola de Arte Dramática, para logo de seguida desistir. Estreia-se como actor no Teatro Garrett e no luxuoso Theatro Thalia na costa do Castelo.


Começou a fazer caricatura por brincadeira. Mas é a partir do êxito alcançado pel'O Dente da Baronesa (1870), folha de propaganda a uma comédia em 3 actos de Teixeira de Vasconcelos, que Bordalo entra definitivamente para a cena do humorismo gráfico.

Muito mais fez em revistas e jornais, satirizando o que lhe rodeava.

Na madrugada de 23 de Janeiro de 1905 não resiste a uma lesão no coração e morre em Lisboa, no nº 28 da Rua da Albegoaria (actual Largo Rafael Bordalo Pinheiro). O desenhador e aguarelista, ilustrador de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor, morreu no princípio do séc.XX mas a actualidade da sua obra faz com que seja intemporal.

http://www.citi.pt/cultura/artes_plasticas/caricatura/bordalo_pinheiro/granja.html

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O primeiro europeu a entrar no Butão "Estevão Cacella"


Estêvão Cacella, foi um missionário jesuíta. Cacella nasceu em Avis em 1585, juntou-se aos jesuítas aos dezanove anos, e rumou para a Índia em 1614 onde trabalhou por alguns anos em Kerala. Em 1626, o Padre Cacella viajou de Cochim para Bengala, onde passou seis meses preparando-se para uma viagem através do Butão, que acabaria por levá-los ao Tibete, onde fundaram uma missão na cidade Shigatse (
perto da rio Brahmaputra), a residência do Panchen Lama e do grande mosteiro tibetano de Tashilhunpo.
Cacella chegou em Shigatse em Nove
mbro de 1627 acompanhado de Cabral (outro jovem Jesuita).
Embora os jesuítas e tudo ter corrido bem principalmente terem sido bem recebidos o sucesso da missão em Shigatse não muito, Padre Cacella tinha uma saúde precária e morreu em 1630 num planalto tibetano.



VER: http://pt.wikipedia.org/wiki/But%C3%A3o
http://www.bhutannica.org/index.php?title=Estevao_Cacella

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A chegada do Comboio a Faro.

Foi em 21 de Fevereiro de 1889 que chegou a Faro o primeiro comboio.
Foi apenas um comboio de mercadorias para testar a segurança da linha.

Depois da viagem experimental, importa frisar que foi a 1-7-1889 que chegou o primeiro comboio de passageiros a Faro. Nessa viagem inaugural chegava a Faro pela primeira vez o Dr. Ludovico de Menezes, conceituado veterinário e notável escritor a quem o Algarve muito deve. Extractamos de uma carta sua uma breve passagem em que descreve essa primeira viagem:
“Confirmo que foi precisamente num primeiro comboio, que eu, em 1 de Julho de 1889, desembarquei em Faro, estando a estação e cercanias repletas de povo que fora assistir ao feliz espectáculo da chegada. Ao desembarque, um moço que tomou conta da minha mala, levou-me ao Hotel Nicola, através de ruas embandeiradas e janelas floridas de ranchos e damas em “toilettes” alegres e claras, abrigando-se do ardor daquele quente sol de Julho sob o pálio das papoilas floridas das suas umbelas. Ali me destinaram um exíguo quarto de segundo andar, escassamente mobilado e ali adormeci até vir o criado avisar-me que eram horas de jantar. Nesse dia ao entardecer e depois do jantar, fui tomar lugar entre os cavaqueadores que discutiam alegremente o festivo acontecimento à porta da Havaneza, onde no interior, a dentro do balcão, pontificava António Tavares, seu proprietário, auxiliado por um rapaz de Albufeira, de nome Eduardo, se bem me lembro...”