sexta-feira, 30 de maio de 2008

Biodiesel, o Futuro?



O que é especificamente o Biodiesel?
Por volta dos anos 70, os cientistas descobriram que através de um processo químico denominado de Trans-Esterificação, se poderia diminuir a viscosidade dos óleos vegetais, surgindo assim o biodiesel.
O Biodiesel é um combustível para motores diesel feito a partir do óleo vegetal obtido de sementes oleoginosas e/ou de óleos vegetais usados (O.V.U).
A problemática dos óleos vegetais usados (O.V.U.)
Os O.V.U., ou óleos de cozinha, são feitos a partir de matéria vegetal, como o nome indica.
Quando lançados para a rede de esgotos provocam problemas ambientais, nomeadamente a contaminação das águas e dos solos. Não são considerados resíduos perigosos porque se degradam naturalmente, oxidando-se quando expostos ao ar e libertando dióxido de carbono. Quando lançados nas redes de drenagem das águas residuais poluem os meios receptores e obstruem os filtros de gorduras das ETAR’S, sendo assim um obstáculo ao seu bom funcionamento.
Quais são os veículos que podem usar o biodiesel?
Quais as modificações que se têm que efectuar?

Qualquer veículo a diesel pode usar o biodiesel. Pode usar-se puro (100%) ou misturado em qualquer proporção com gasóleo. Não é necessário qualquer modificação prévia nos motores. A energia específica do biodiesel é aproximadamente 5% inferior à do gasóleo, mas o seu número "cetano" mais elevado compensa esta diferença, daí que o rendimento energético de ambos os combustíveis seja essencialmente o mesmo.

1 comentário:

Anónimo disse...

A utilização de biodiesel em motores diesel antigos prejudica as borrachas e os injectores do motor, no entanto após substituição destas borrachas e vedantes não há qualquer problema.
Já nos veiculos novos que contenham filtro de particulas em vez do catalizador a utilização de biodiesel é prejudicial pois a médio prazo prejudica gravamente o filtro de particulas o qual precisando de ser trocado tem um valor bastante elevado.