segunda-feira, 12 de maio de 2008

"o anjo do Gueto de Varsóvia" Irena Sendler


Irena Sendler (15 de Fevereiro de 1910 - 12 de Maio de 2008)


Também conhecida como "o anjo do Gueto de Varsóvia", foi uma activista dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo contribuindo para salvar mais de 2.500 vidas ao levar alimentos, roupa e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida.

Irena Sendler, a enfermeira polaca que salvou cerca de 2500 crianças de serem encaminhadas para campos de concentração nazi, morreu esta segunda-feira num hospital de Varsóvia, aos 98 anos, informou a sua família.


Sendler foi considerada como uma das grandes heroínas da resistência polaca ao nazismo, bem como da segunda guerra mundial, tendo estado nomeada para o Prémio Nobel da Paz.

«Em 1940, Irena Sendler juntou-se à resistência polaca e começou a ir ao Gueto de Varsóvia para levar ajuda e alimentos, onde se deparou com a situação terrível que ali se vivia», recordou.

Sendler organizou a saída de cerca de 2500 crianças do Gueto de Varsóvia, quando os nazis deitaram fogo ao Gueto, matando os seus ocupantes ou mandando-os para campos de concentração.

Durante dois anos e meio, Irena Sendler conseguiu ludibriar os nazis e fazer sair do Gueto adolescentes, crianças e bebés, muitos deles disfarçados sob a forma de pacotes, e enviá-los para o seio de famílias católicas, para orfanatos, conventos ou fábricas.

A Mãe das crianças do Holocausto

"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade"

Irena Sendlerowa

TSF

Sem comentários: