segunda-feira, 28 de abril de 2008

"o maior e mais horrível crime cometido na história do mundo"


Pintor Felix Nussbaum (1904-1944), um auto-retrato.
Judeu alemão, Nussbaum morreu com a mulher em Auschwitz, em 1944, a poucos meses da libertação do campo.


Imediatamente a seguir à sua ascensão ao poder em 30 de Janeiro de 1933, os nazis estabeleceram campos de concentração para prender todos os inimigos do regime como por exemplo comunistas, socialistas, monárquicos, etc. No inicio do ano 1938 os judeus eram alvos de internamento apenas se opusessem ao regime nazi.
Os primeiros três campos de concentração foram
Dachau (Perto de Munique), Buchenwald
(perto de Weimar) e Sachsenhausen (perto de Berlim).
Só a partir do princípio da guerra é que passaram a ser internados em campos não só inimigos do sistema mas também judeus, ciganos, russos e prisioneiros de guerra doentes.
Esses campos eram designados campos de extermínio. O principal campo de extermínio era Auschwitz.
Foram aniquilados entre 1933-1945 mais de 6 milhões de judeus pelos nazis de toda a Europa.
Além de judeus também outros grupos sofriam graves perseguições neste período mas apenas estes foram marcados para a total aniquilação. Daí surgiu o termo “Holocausto” que significa sacrifício pelas chamas, pois os judeus depois de mortos em câmaras de gás eram queimados em fornos crematórios.
No dia 7 de Maio de 1945 a Alemanha rende-se aos Aliados, e o pesadelo finalmente chega ao fim, mas nada do que se passou se poderá esquecer, nem que o mundo dure mais um milhão de anos.
Hoje em dia, os campos de Auschwitz e Auschwitz-Birkenau são museus abertos ao público, para que perdure na memória dos povos.
"o maior e mais horrível crime cometido na história do mundo"
Winston Churchill.
Pedro Carrega

Sem comentários: